Poluição das águas

Marianne P. Thorgaard

Poluição das Águas- Meu projeto

            Meu projeto de P.P. era observar a reação de uma planta (Elódia) em um tipo de poluente. O Poluente que eu escolhi foi o detergente. Eram 3 tipos de potes, em cada um haveria 400 ml de água, um deles seria o pote controle (cujo há um C na frente) e não acrescentaria detergente, o outro seria o teste 1 (cujo há um T1 na frente) e eu acrescentaria 1% de detergente, ou seja, 4 ml, e o outro pote seria o teste 2 (cujo há um T2 na frente) e acrescentei 0,1% de detergente, ou seja, 0,4 ml. O teste 1 ficou com algumas bolhas minúsculas, a cor da água não é límpida, é uma cor meio branca, porém era possível observar a planta, depois de alguns dias as folhas das plantas começaram a mudar sua cor para um laranja, a cor não era muito definida. O teste 2 não apresentou grandes reações, a cor da água não mudou muito, e a planta não mostrou mudanças, porém suas folhas começaram a cair. O controle continuou da mesma maneira. Acho que a Elódia é uma planta cujo apresenta grandes índices de ser muito resistente.

Fotos:







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Rafaella Z. Freire – Poluição das Águas

O meu projeto é sobre o desenvolvimento da planta Elódea na cândida (água sanitária).
Escolhi cândida porque é um produto forte, que machuca o ser humano, e quero ver se também afeta as plantas como afeta a gente.
O meu experimento tem 9 potes, 3 são o controle (C1, C2 e C3), 3 são os testes 1, 2 e 3 (T1, T2 e T3) e os testes 4, 5 e 6 (T4, T5 e T6). Coloquei 400 ml de água em todos os potes. No controle só coloquei 400 ml de água. Nos T1, T2 e T3, coloquei 400 ml de água, mais 4% de cândida. E nos T4, T5 e T6, coloquei 0,1%de cândida. Vou observar as plantas até o dia 29/10. Veja as fotos a seguir da planta Elódea, nos dias 27/09; 29/09; 4/10; 6/10; 8/10; 20/10; 22/10; 25/10; 27/10:












































Conclusão:

A cândida mata a planta Elódea. Quando a cândida reage com a planta Elódea, ela destrói a clorofila que a planta produz. Em alguns casos, a planta chega a ficar marrom (indicando que morreu). Não é raro, mas aconteceu com muita frequëncia. Em outros casos raros, a planta fica transparente. Mas tem uma coisa que aconteceu que é muito raro, depois de quase 1 mês de experimento, da planta que estava marrom, de repente começou a sair um novo broto ( da mesma planta), muito belo, verde, cheio de clorofila e vivo.

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Catharina D Pucci


                                                 POLUIÇÃO DAS ÁGUAS


O meu p.p , é observar a reação da planta Elódia, que foi um pedaço dela colocado em 3 potes,e continha em cada um deles,o poluente desinfetante,sendo que em cada pote tinha 400 ml de água.

° Em um pote foi colocado somente agua e a planta.Este era o controle(c),e não foi acrescentedo o poluente,que era o desinfetante.Depois de mais ou menos 4 dias,a planta  estava igual.



° No outro, o teste 1(T1),foi acrescentado  1% de desinfetante,apresentou na água pequeninas bolhas e acor da água ficou com uma pequena coloração meio branca,depois de mais ou menos 3 dias as folhas da planta ficaram meio amarelo-alaranjado e começaram a cair.

    

° No teste 2 (T2), foi colocado 0,1% de desinfetante e não houve praticamente alteração com a cor da água (que mudou bem pouquinho).A planta continuou verde e as folhas começaram a cair.

 

6 comentários:

  1. Ótimas as imagens meninas, parabéns!

    Mari e Catharina, se vocês quiserem podem postar juntas, certo?

    Rafa
    Lembra que colocamos aproximadamente 0,4 mL de água sanitária no teste de 0,1%?

    Vamos começar a pensar em conclusões?

    Juliana

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  2. Marianne, ficou muito bom o seu texto, parece de um profissional formado em ...
    Catharina, gostei mas parece que vocês postaram a mesma coisa 2 vezes, mas tirando isso, ficou D+!
    Adorei o meu, kkk

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  3. Rafaella, ficou muito bom!
    Coitadinha de sua planta.

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  4. Sugestão de leitura:

    Artigo da Ciência hoje das crianças

    http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/183/por-que-a-agua-doce-esta-ameacada/?searchterm=polui%C3%A7%C3%A3o

    Juliana

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  5. Sugestão de leitura 2:

    http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/e-hora-da-faxina/?searchterm=polui%C3%A7%C3%A3o

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  6. Sugestão de leitura 3:

    http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/Águas-Superficiais/27-Informações

    Juliana

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