Caça às baleias.
Ana Luisa P. & Bruna C.
PERGUNTAS/CURIOSIDADES:
1-Quais os motivos pelo qual caçam baleias?
-Para comer a carne delas e fazer objetos.
2-Qual é a mais caçada?
-A baleia Minke
4-Quais espécies estão em extinção?
-a baleia azul, a cinza, a franca do norte e a cabeça-redonda
5-Como elas reagem?
-Não reagem, apenas tentam fugir desesperadamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7a_%C3%A0_baleia
A história da baleação
As baleias têm sido caçadas desde tempos remotos. Os registos mais antigos conhecidos de baleação são pinturas rupestres entalhadas em rochas do sul da Coreia com cerca de 8000 anos de idade. Desde esses tempos, a caça foi-se tornando progressivamente mais sofisticada, expandindo-se das águas costeiras para as áreas oceânicas à medida que as embarcações foram melhorando e melhores métodos de navegação e processamento das carcaças foram sendo desenvolvidos.O futuro da baleação
A partir de 1992 tem sido pedida a concessão de quotas para a exploração comercial de algumas espécies, o que tem sido recusado pela IWC. Para além da caça tradicional, apenas a Noruega retomou a caça, já que tinha apresentado uma objecção à moratória, o que lhe permite legalmente prosseguir a baleação. O Japão, sob a guisa de investigação científica, tem vindo a caçar um número crescente de baleias.
Apesar do óleo de baleia não ter hoje valor comercial que justifique a caça, a carne da baleia é considerada um acepipe no Japão e na Noruega, pelo que a caça agora é cada vez mais dirigida para o consumo humano da carne.
No caso do Japão, dada a escassez da oferta, o preço da carne de baleia atinge valores extremamente elevados, havendo uma procura crescente por parte dos consumidores. Daí que a pressão para retoma da baleação comercial seja grande.
A espécie mais caçada hoje é a rorqual-anã-austral, a mais pequena de entre os balenopterídeos. Estima-se que a sua população actual atinja os 180 000 animais no Atlântico central e nordeste e 700 000 animais em torno da Antártida.
http://oceans.greenpeace.org/pt/nossos_oceanos/baleias
Consumo, contaminação, catástrofe
A caça às baleias não ameaça apenas as baleias. Ao mesmo tempo em que as baleias começaram a ser protegidas, há não mais que meio século, o homem aumentou dramaticamente seu impacto nos oceanos. As ameaças ao habitat natural das baleias incluem o aquecimento global, a poluição, pesca predatória, o buraco na camada de ozônio, encalhes como os produzidos por sistemas de defesa com sonar e trombadas com navios. A pesca industrial ameaça o suprimento de comida das baleias e também as coloca em risco de se prenderem em redes de pesca.
Se você está pensando em comer baleia, deveria pensar de novo – a gordura de baleias mortas em algumas áreas está tão contaminada com organoclorados, óleo PCB e pesticidas que é considerada lixo tóxico! Organoclorados são conhecidos por retardar o desenvolvimento de crianças e afetar a reprodução humana.
Apesar dessas ameaças acumuladas, um número cada vez maior de nações que participam do IWC está votando pela volta imediata da caça comercial à baleia. Alguns novos e entusiasmados membros da IWC incluem Benin, Gabão, Tuvalu e Nauru. Obviamente, esses novos membros e votos não refletem uma mudança na opinião mundial. Esses países foram todos recrutados para entrar na IWC e votar de acordo com o que é conhecido como “programa de voto consolidado”, estabelecido pela Agência Pesqueira do Japão (FAJ).